O Perdão Importa

O perdão importa. Veja porque…

Um dos mais profundos exemplos de perdão é encontrado na história que Jesus contou sobre o rei que queria liquidar seus débitos. Um homem devia ao rei muito dinheiro que não podia pagar, mas o rei teve misericórdia dele e perdoou seu débito.

Depois, o homem perdoado encontrou alguém que devia a ele uma pequena quantia. Mas, em lugar de demonstrar a ele misericórdia e perdão, ele enviou o homem à prisão até pagar o débito. Quando o rei escutou isso, ele se indignou com a hipocrisia e mandou prender o homem a quem tinha perdoado.

Se formos sinceros, provavelmente nós nos encaixamos em alguma parte desta história. Quantas vezes temos escolhido não perdoar alguém enquanto recebemos felizes o perdão que Deus nos oferece?

Todos nós cometemos erros. Todos nós nos rebelamos contra Deus. E toda transgressão é contrária aos caminhos de Deus. Alguns pecados têm consequências maiores, mas cada erro nos faz ficar aquém da perfeição de Deus.

O perdão não apaga necessariamente a ferida causada, mas nos ajuda a sarar e a seguir em frente. Nunca saberemos a história completa de alguém. Nem sempre entenderemos quais experiências afetam as decisões que alguém toma. É por isso que a empatia é importante.

Demonstrar empatia requer nos colocar na posição da pessoa que nos ofendeu e escolher entender seus fardos. Isso foi o que Jesus fez quando veio à terra, experimentou como era ser humano e então, tomou nossos pecados sobre si quando Ele morreu por nós.
Embora todos nós tenhamos pecado contra Ele, Ele entregou a sua vida para nos perdoar e resgatar.

As escrituras não nos pedem para fazermos algo que Jesus não tenha feito por nós. E, as escrituras também dizem que à medida que perdoamos, seremos perdoados (Mateus 6:14-15). Então, se realmente queremos experimentar o perdão de Deus, precisamos conceder o perdão aos outros, mesmo quando não podemos perdoar o que nos fizeram.

Então, existe alguém a quem você está negando o perdão? Peça para que Deus lhe mostre a quem você precisa perdoar. Em seguida, permita que Deus mude a sua perspectiva e suavize o seu coração com relação a essa pessoa. Permita que Ele dê a você a força e a empatia que você precisa para perdoar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blue Captcha Image
Atualizar

*