FAMÍLIA, PRESENTE DE DEUS

Antes da queda do homem, Deus estabeleceu a vida familiar. Ele poderia ter feito um monte de homens e mulheres com o intuito de procriarem mais rapidamente, mas preferiu constituir uma família. Antes que houvesse qualquer outra instituição humana, Deus criou a família, que tem sua gênese no coração do Pai celeste. Não há ninguém mais comprometido com a felicidade de seu lar do que o Senhor. Quando Abraão foi chamado, Deus lhe fez a seguinte promessa: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Decorre desse princípio a certeza de que o Senhor não trabalha simplesmente com pessoas, mas com lares. O apóstolo Paulo reforça essa verdade ensinando que “o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente…” (1 Co 7.14). Ou seja, Deus tem um propósito para sua casa. Nesta edição, você terá a oportunidade de dar novos rumos para sua casa através das mensagens inspiradoras do reverendo Hernandes Dias Lopes. Portanto, ainda que existam conflitos aparentemente irremediáveis dentro de seu lar, convido você a acreditar em sua restauração. Não pare de lutar pelo seu casamento. Valorize seus filhos. Ame seus pais. Não desista de sua família. Interceda por ela.

Reverendo Milton Ribeiro

UMA FAMÍLIA EM CRISE

 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gênesis 3:12.

 O pecado entrou na família e adoeceu os relacionamentos. Os nossos primeiros pais perderam a comunhão com Deus e tomados de medo, se esconderam. Perderam a comunhão conjugal e em vez de harmonia no casamento, brotaram acusações. Perderam a paz e foram atormentados pela culpa. O casamento deixou de ser um jardim e se tornou um deserto cheio de espinheiros. Os filhos nasceram, cresceram e se tornaram prósperos, mas o relacionamento estava enfermo. Caim sentiu inveja do irmão Abel. Em vez de imitar suas virtudes, matou-o. Há muitas famílias em crise. Os cônjuges não se entendem. As palavras de carinho se transformam em acusações ou em silêncio gelado. Os filhos, em vez de serem amigos, entregam-se a uma competição cheia de ciúmes. A família, criada por Deus para ser um reduto de segurança e amor, tem se transformado na arena das disputas mais acirradas, das mágoas mais profundas e do desprezo mais cruel. A única solução para uma família que está em crise é voltar-se para Deus!

 Oração: Senhor, confesso que minha família tem vivido os mais intensos combates. Clamo a ti, pois sei que só tu podes sanar as crises pelas quais meu lar tem passado. Em nome de Jesus. Amém.

Reverendo Hernandes Dias Lopes

 UMA FAMÍLIA SALVA DA TRAGÉDIA

“Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.” Gênesis 6:18.

Noé foi um homem justo no meio de uma geração perversa. As pessoas do seu tempo comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que o dilúvio veio e engoliu a todos. Noé creu em Deus quando as pessoas à sua volta simplesmente viviam a vida sem levar Deus em conta. Não há nenhum mal em comer e beber, casar-se e dar-se em casamento, mas quando fazemos essas coisas sem pensar em Deus, estamos em sério perigo. A geração de Noé não fazia provisão para as coisas espirituais. Por isso, não ouviu a mensagem de Noé nem se preparou para o encontro com Deus. Noé, ao contrário, levou toda a família para a arca. O dilúvio veio e arrastou a todos para a morte irremediável. A família de Noé estava segura e salva. Alguém já disse, com muita propriedade, que Noé foi o maior evangelista da história, pois embora não tenha levado nenhum de seus contemporâneos para a arca, conseguiu levar toda a sua família. A sua família já entrou na arca da salvação? Jesus é o único Salvador e só ele pode nos livrar da ira vindoura!

 Oração: Senhor Deus amado, usa-me como fonte de bênção para minha família. Desejo ver os meus queridos participando da tua aliança. Que nenhum se perca. Para a tua glória. Em nome de Jesus.

Reverendo Hernandes Dias Lopes

A FAMÍLIA DEBAIXO DO SANGUE

“O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue não haverá entre vós praga […]” Êxodo 12:5-13.

 Israel estava gemendo debaixo de um amargo cativeiro no Egito. A chibata do inimigo, o trabalho forçado e a falta de esperança tornavam a vida deles um pesadelo. Deus viu a aflição do povo, ouviu o seu clamor e desceu para libertá-lo. Por intermédio de Moisés, o Senhor demonstrou seu poder àquela terra repleta de deuses, desbancando do panteão egípcio suas divindades pagãs. As dez pragas que vieram foram ações do juízo divino àquelas divindades. A libertação, entretanto, deu-se somente na noite da Páscoa. Um cordeiro tinha de ser imolado e seu sangue passado nos batentes das portas. Onde não houvesse o sangue do cordeiro, o primogênito seria ceifado. Os hebreus obedeceram a ordem de Deus e quando o anjo passou pelo Egito, a morte não entrou nas casas que estavam debaixo do sangue. Os hebreus foram salvos não por suas virtudes, mas pelo sangue. De igual modo, hoje, somos salvos não pelas nossas obras, nem pelos nossos predicados morais, mas pelo sangue do Cordeiro imaculado que tira o pecado do mundo. Sua família já está debaixo do sangue de Jesus?

 Oração: Pai, derrama o sangue do Cordeiro sobre os umbrais das portas do meu coração, pois só assim haverá salvação. Peço-te que toda minha casa esteja debaixo do sangue de Cristo. Nele eu oro.

Reverendo Hernandes Dias Lopes

 FAMÍLIA, LUGAR DE ORAÇÃO

 “… em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.”João 16.23

 A família foi criada por Deus, depende de Deus e só caminha vitoriosa na força de Deus. Dinheiro, sucesso e poder são bordões frágeis demais para nos manter de pé nas lutas da vida. A força do nosso braço e a destreza da nossa mente não são suficientes para nos garantir a vitória. A ajuda que vem de dentro não basta; precisamos da ajuda que vem do alto. De Deus vem o poder para caminharmos sobre as ondas bravias do mar da vida.

Mas, onde está esse poder? Não vem da psicologia, da autoajuda. Não procede da meditação transcendental nem dos rituais religiosos. Esse poder vem de cima, do alto, de Deus. A oração é o recurso sobrenatural que Deus colocou em nossa mão para vivermos vitoriosamente. A oração é como um incenso que sobe da terra ao céu. O que queima o incenso é o fogo. Por isso, precisamos manter aceso o fogo no altar da oração, pois a oração conecta o altar com o trono, une a fraqueza humana com a onipotência divina.

A oração pode tudo quanto Deus pode, pois tudo quanto pedimos ao Pai em oração, em nome de Jesus, ele nos concede. A família vitoriosa caminha de joelhos. Quanto mais demonstramos nossa dependência de Deus, mais fortes nós somos. Um crente de joelhos é mais valente do que um guerreiro. Uma família de joelhos é mais forte do que um exército.

Reverendo Hernandes Dias Lopes

UMA NOIVA MUITO ESPECIAL

 “O Senhor… enviará contigo o seu Anjo e levará a bom termo a tua jornada… e da casa de meu pai, tomes esposa para meu filho.” Gênesis 24:40.

Abraão tinha preocupação com o casamento de seu filho Isaque. Ele sabia que um casamento errado podia ser uma tragédia na vida dele. Mandou, por isso, Eleazar, seu servo mais experiente procurar uma noiva entre o seu povo. Queria para Isaque uma jovem temente a Deus. Eleazar buscou a Deus em oração para fazer essa escolha e encontrou uma bela, corajosa, trabalhadora e decidida. Rebeca foi um presente de Deus para Isaque. Desde o primeiro encontro, Isaque afeiçoou-se a Rebeca. Aquele casamento foi feito debaixo de oração e submissão

à vontade de Deus. Os pais devem se preocupar com o casamento dos filhos. Devem orientá-los acerca da escolha, orar a Deus e pedir um cônjuge que conheça ao Senhor. O namoro e o noivado são etapas importantes para um casamento feliz. Um jovem cristão deve orar antes de começar um relacionamento. Deve conhecer o caráter da pessoa, a família, os sentimentos e atitudes antes de firmar compromisso. Namoro e noivado sem reflexão desembocam num casamento cheio de perturbação.

 Senhor, criador dos céus e da terra, orienta meus passos, a fim de que não caia num caminho de morte. Dá-me sabedoria em todas as minhas decisões. Em Cristo.

Reverendo Hernandes Dias Lopes

Compartilhe essa mensagem edificanteShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Reddit
Reddit
Share on Tumblr
Tumblr
Share on VK
VK
Print this page
Print
Email this to someone
email

1 Comment on "FAMÍLIA, PRESENTE DE DEUS"

  1. Maravilhoso este estudo foi muito bom aprender aqui

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.